[Tutorial] Executando Code Metrics com Visual Studio

Oi Pessoal,

neste tutorial vou demonstrar como gerar os dados de Code Metrics com o Visual Studio.

O Code Metrics pode ser definido como um conjunto de indicadores analíticos do código existente. Com esses indicadores os desenvolvedores e arquitetos podem entender que métodos precisam ser retrabalhados ou que devem ser testados com maior cuidado. O time pode analisar o código gerado e identificar possíveis riscos, como por exemplo, um método com um nível de complexidade muito grande o que pode prejudicar a manutenibilidade.

No Visual Studio é possível gerar 5 indicadores de código:


  • Maintainability Index (índice de manutenibilidade) - este indicador determina qual é o índice de manutenibilidade. O Visual Studio utiliza um algoritmo para determinar o quanto é fácil dar manutenção em um método. O valor retornado é entre 0 e 100, sendo 100 o melhor índice de manutenibilidade e 0 o pior. Por padrão, o Visual Studio utiliza um sistema de cores: entre 0 e 9 vermelho, 10 e 19 amarelo e entre 20 e 100 verde. Para mais informações sobre o algoritmo utilizado pelo Visual Studio veja clique aqui.
  • Cyclomatic Complexity (complexidade ciclomática) - este indicador determina qual é o número calculado para a complexidade ciclomática. De maneira bem simplista, podemos definir que complexidade ciclomática é a quantidade de caminhos que determinado programa, ou classe ou método, pode seguir. Para mais informações clique aqui.

  • Depth of Inheritance (profundidade de herança) - este indicador determina qual é o número de definições de classes que foram herdadas até a raiz do programa para determinada classe. Quanto maior for este indicador, maior será a complexidade do código gerado, dado que se torna mais difícil identificar um problema. Para mais informações clique aqui

  • Class Coupling (acoplamento de classes) - este indicador mede o nível de acoplamento de uma classe baseado em alguns números como: seu número de parâmetros, variáveis locais, tipos retornáveis, chamadas de métodos, base classes, implementação de interfaces etc. Para mais informações clique aqui.

  • Lines of Code (linhas de código) - este indicador somente exibe a quantidade de linhas de código contidas no objeto medido.

Agora que os indicadores estão explicados, vamos colocar a mão na massa.

Para executar o Code Metrics apenas é necessário abrir a Solution de desenvolvimento com o Visual Studio. Neste caso a conexão com o Team Foundation Server não é necessária.


Para a Solution: É possível gerar o Code Metrics para a Solution inteira. Para isso clique com o botão direito sobre a Solution e em seguida clique no botão "Calculate Code Metrics". Observação: dependendo do número de projetos na Solution o cálculo pode demorar.


Para os Projetos Selecionados: Também é possível gerar o Code Metrics apenas para os projetos selecionados. Para isso selecione para quais projetos você deseja criar o Code Metrics e em seguida clique com o botão direito e selecione a opção "Calculate Code Metrics".


Resultado: Com isso, após a execução do cálculo do Code Metrics, será exibida esta janela:


Depois disso, é analisar os dados gerados e verificar que melhorias podem ser realizadas no software.

Dúvidas postem nos comentários!

Abraços e até a próxima!

Procurando uma empresa para lhe ajudar a migrar seus aplicativos para nuvem? Acesse: https://www.saguitech.com.br

Comentários

  1. Olá Alan,

    Estou acompanhando todos os seus tutoriais e desde já gostaria de parabeniza-lo.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Olá Alan,

    Por incrível que pareça ainda não conhecia seu blog. Agora que vim para a área de ALM pretendo acompanhar mais de perto. Parabéns pelo tutorial. Muito objetivo e simples.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

[Tutorial] - Automatizando Testes com SAP e Visual Studio

[Tutorial] Automatizando testes com o Visual Studio Manualmente