[Tutorial] Preparando um Ambiente de Testes físico com Test Controller e Test Agent

Oi Pessoal,

neste tutorial eu vou apresentar como preparar um Ambiente de Testes físico com Microsoft Visual Studio Test Controller 2010 e Microsoft Visual Studio Test Agent 2010.

Acho que o mais importante é entender o que o Test Controller e o Test Agent representam.

De maneira simplista, o Test Controller é um serviço que controla diversos Test Agents. E os Test Agents são agentes que são executados em determinadas máquinas para permitir a execução remota de testes. Os Test Agents permitem a execução de maneira iterativa ou como serviço.

Para ilustrar um pouquinho melhor a arquitetura da solução observe a imagem abaixo:


Conforme a figura, o Visual Studio 2010 se conecta ao Team Foundation Server assim como o Test Manager. Desde que o Test Controller esteja registrado no Team Foundation Server, tanto o Visual Studio quanto o Test Manager conseguem utilizá-lo.

O Team Foundation consegue gerenciar mais de um Test Controller. De acordo com a necessidade de testes, talvez você deseje instalar mais de um Test Controller. Em todo caso isso não é obrigatório, no meu caso, apenas um Test Controller foi suficiente.

Os Test Agents podem ser instalados em máquinas Cliente ou Servidor. Obviamente, isso irá depender do tipo de teste que se deseja executar. Normalmente testes de Coded UI Test serão executados em máquinas Cliente enquanto que testes de um serviço WCF (Windows Communication Foundation) podem ser testados em máquinas Servidor.

Bom, como a ideia deste tutorial é falar sobre Ambiente de Teste físico, vou falar um pouquinho sobre o formato que eu utilizo aqui onde trabalho.

A topologia lógica que eu utilizei é a seguinte:


Nós temos um Servidor Team Foundation Server 2010 e temos máquinas clientes onde o Test Manager está instalado.

Os passos que eu segui para utilizar o Ambiente de Teste físico foram os seguintes:

1) Inicialmente nós criamos Testes Manuais através do Test Manager.
2) Com esses Scripts nós automatizamos os testes através do Visual Studio e vinculamos a automatização com os Casos de Teste.
3) Após isso, montamos um ambiente de testes físico utilizando um Test Controller e um Test Agent na máquina de cada pessoa que possui o Test Manager.
4) Vinculamos o Plano de Teste ao ambiente físico.
5) Então foi possível agendar a execução de Testes Automatizados utilizando as máquinas clientes. Com isso, é possível, por exemplo, agendar uma execução diária do Plano de Testes utilizando a máquina cliente enquanto o testador não está utilizando a máquina.

Bom, vamos ao que interessa...

Para instalar o Microsoft Test Controller 2010 e Microsoft Test Agent 2010 é necessário baixar a ISO contendo os Agents do Team Foundation Server disponível aqui: http://www.microsoft.com/en-us/download/details.aspx?id=1334

Instalação do Test Controller

1) Após iniciar a ISO selecionar a opção "Install Microsoft Visual Studio Test Controller 2010".


2) Aguarde enquanto o Instalador carrega.


3) Aceite os Termos de licença, clique em "Next" e em seguida escolha a partição que você deseja instalar o Test Controller e em seguida clique em "Install".


4) Aguarde a finalização da Instalação e clique em "Finish".

Configurando o Test Controller

1) Após a instalação do Test Controller acesse o ícone de Configuração do Test Controller:


2) A seguinte tela irá aparecer:


3) Configure o usuário que será utilizado para que o Serviço execute. Aqui tem um ponto muito importante, se o a máquina do Team Foundation Server e a máquina do Test Controller estiverem em domínios separados, é possível que você tenha um pouco de dor de cabeça. A dica neste caso é cadastrar um usuário igual nas duas máquinas e depois no Team Foundation Server, adicionar este usuário ao grupo de execução de Test Controller. De acordo com este artigo na MSDN: http://msdn.microsoft.com/en-us/library/dd648127.aspx

4) Selecione a opção Register with Team Foundation Server. E em seguida adicione a URL do seu Team Foundation Server.

5) Existe a possibilidade de adicionar usuários virtuais para a execução de Testes de Carga, mas como este não é o objetivo deste post não vamos tratar disso agora.

6) Clique em "Apply Settings". Em seguida o Test Controller será adicionado e relacionado ao Team Foundation Server.

Instalação do Test Agent

1) Após iniciar a ISO selecionar a opção "Install Microsoft Visual Studio Test Agent 2010".



2) Depois é só seguir o Wizard. Muito parecido com o Test Controller.

Configurando o Test Agent

1) Após a instalação do Test Agent acesse o ícone de Configuração do Test Agent:



2) A seguinte tela será exibida:


3) Configure o usuário que será utilizado para a execução do Test Agent. Eu recomendo selecionar as opções "Log on automatically" e "Ensure screen saver is disabled".

4) Selecione a opção "Register with Test Controller". E então adicione a URL do Test Controller (Por padrão a porta utilizada é a 6901.

5) Clique no botão "Run Options". A seguinte tela será exibida:


6) Existe a opção para configurar como "Service" ou "Interactive process". Para a execução de Coded UI Test é necessário realizar a configuração como "Interactive process", dado que o Test Agent deverá interagir com o Desktop do usuário. Já a outra opção "Service" é utilizada para a execução de testes que não necessitam interagir com o Desktop, como por exemplo um Teste de Carga.

Após isso, o ambiente está pronto para ser utilizado pelo Microsoft Test Manager 2010 ou Visual Studio 2010.

Para configurar mais informações como configurar o ambiente para a utilização no Microsoft Test Manager Acesse esse post: Configurando um Ambiente Físico com o Test Manager 2010

Abraços!

Procurando uma empresa para lhe ajudar a migrar seus aplicativos para nuvem? Acesse: https://www.saguitech.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[Tutorial] Executando Code Metrics com Visual Studio

[Tutorial] - Automatizando Testes com SAP e Visual Studio

[Tutorial] Automatizando testes com o Visual Studio Manualmente