[Tutorial] Organizando um Plano de Teste no Microsoft Test Manager 2010

Oi Pessoal,

neste tutorial vou demostrar como Organizar um Plano de Testes no Microsoft Test Manager 2010 (MTM 2010).

Pré-requisitos:

[Tutorial] Criando um Plano de Testes para o Microsoft Test Manager 2010
[Tutorial] Configurando um Plano de Teste no Microsoft Test Manager 2010

1) O primeiro passo é executar o Microsoft Test Manager 2010 e abrir um Plano de Testes.


2) Com o Plano de Testes aberto, é necessário organizar o Plano de Testes.

O MTM 2010 permite a criação de 2 contêineres:

Suite: Contêiner lógico utilizado simplesmente para organização.
Requirement (Requisito): Contêiner que também é um Work Item do Team Foundation Server 2010. Quando relacionado a um Caso de Teste, um link Tested By automaticamente é criado entre o Requirement e o Test Case.

Minha recomendação pessoal, é organizar o Plano de Teste utilizando o mesmo formato que a arquitetura do software é organizada. Neste post eu falo sobre a organização do software utilizando a Arquitetura Programa Principal / SubPrograma: [Tutorial] Configurando Areas e Iterations de um Team Project

Outro ponto importante quanto à organização do Plano de Testes, é levar em consideração o contexto do mesmo, ou seja, para que será utilizado o Plano de Testes. Por exemplo, um teste de performance que o objetivo final é testar um componente, não possui um Requisito específico no TFS, dessa forma, a organização simplesmente por Suíte é recomendada, entretanto se o objetivo do Plano de Testes é determinar se os critérios de aceite de um determinado requisito foram atingidos, então recomendo utilizar a abordagem Suite + Requisito.

Levando em consideração a abordagem Suite + Requisito, e o exemplo do Tutorial "Configurando Areas e Iterations de um Team Project", podemos organizar o Plano de Testes no seguinte formato:

Suite 1.1 Componente A
Suite 1.1.1 Módulo A
Suite 1.1.1.1 Sub-Módulo A
Requirement 1.1.1.1.1 Funcionalidade (Requisito) A

E abaixo de cada Requirement adicionar os Casos de Testes relacionados.

Veja este exemplo:


2.1) Para criar uma Suite, selecione qual será o Pai da Suite e em seguida clique no botão "New > Suite" e adicione o nome da Suite:


2.1.1) Também é possível criar uma Suite baseada em Query. Neste caso o resultado de uma Query do TFS customizada criará automaticamente uma Suite com os casos de testes associados.


2.2) Para adicionar um Requirement, selecione qual será o Pai do Requirement e clique em "Add requirements", selecione o requirement baseado no resultado de um Query do TFS e pronto! (Lembrando que é possível selecionar mais que um requirement ao mesmo tempo).


Para dúvidas, postem nos comentários!

Abraços!


Procurando uma empresa para lhe ajudar a migrar seus aplicativos para nuvem? Acesse: https://www.saguitech.com.br

Comentários

  1. Olá Alan. A definição da estrutura do plano de teste está relacionada ao processo de desenvolvimento?

    ResponderExcluir
  2. Olá, o Microsoft Test Manager permite a organização da maneira que for mais interessante para a equipe que for utilizá-lo, mas do meu ponto de vista, sim, a estrutura do plano de teste tem haver com o processo de desenvolvimento escolhido pela a equipe.

    Uma equipe utilizando RUP ou CMMI irá gostar mais da abordagem onde existe a "gerencia de requisitos" e é possível acompanhar quantos requisitos foram testados e quanto um requisito é testado, enquanto que um time SCRUM provavelmente iria gostar mais de uma abordagem onde as Suites seriam iterações, e os itens do backlog são adicionados a cada Suite.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

[Tutorial] Executando Code Metrics com Visual Studio

[Tutorial] - Automatizando Testes com SAP e Visual Studio

[Tutorial] Automatizando testes com o Visual Studio Manualmente