[Tutorial] Gerenciando Configurações de Teste com o Microsoft Test Manager 2010

Oi Pessoal,

neste post vou falar sobre gerenciamento de configurações de teste com o Microsoft Test Manager 2010.

A configuração de teste determina quais coletores serão utilizados durante a execução de um teste que pode ser manual ou automatizado.

É necessário criar configurações de teste para realizar o relacionamento com Planos de Testes. A partir deste relacionamento, quando um teste for executado determinadas informações serão extraídas e armazenadas no "Test Run".

Para acessar as configurações de teste é necessário estar com o Test Manager aberto, acessar o "Lab Center" e seguida clicar no menu "Test Settings". Nesta tela é possível verificar todas as configurações de testes disponíveis.


Abaixo apresentarei dois formatos de configuração: Teste Manual e Teste Automatizado.

Configuração para Teste Manual:

Clicando no Botão "New" a tela abaixo será apresentada.


Na guia General é necessário preencher os campos:

  • Name: É o nome da configuração de teste. Tente utilizar um nome fácil para que no momento de vincular a configuração a um Plano de Teste não seja difícil identificá-la.
  • Description: Campo de preenchimento livre.
  • What type of test do you want run? Permite selecionar "Manual" ou "Automated". Neste exemplo vamos selecionar a opção "Manual".
Na guia Role é necessário selecionar a função dos Test Agents que se deseja testar:


As opções disponíveis aqui serão exibidas de acordo com os Test Agents disponíveis. Para mais informações sobre configurações de Roles e Test Agents acesse esse post: Configurando um Ambiente Físico com o Test Manager 2010

Na guia Data and Diagnostics é possível configurar os coletores desejados para a função (Role) selecionada anteriormente.


Os coletores são:



  • ASP.NET Client Proxy for IntelliTrace and Test Impact: Quando esta opção está selecionada, o Test Manager cria um Proxy virtual onde as requisições HTTP trocadas entre Client e o Web Server são armazenadas para que o IntelliTrace gerado seja mais rico. Esta configuração apenas funciona para páginas ASP.NET. Para habilitar este coletor, também é necessário habilitar os coletores IntelliTrace e Test Impact. Como aqui na minha empresa utilizamos WPF (Windows Presentation Fundation) não existe a necessidade de habilitar este coletor.

  • Event Log: Este coletor armazena o Event Log gerado durante a execução do Teste. Eu acho extremamente importante habilitar este coletor. Para mais opções clique no botão "Configure". A seguinte tela será exibida.

Eu recomendo utilizar a configuração padrão, em todo caso é possível customizar de acordo com a sua necessidade.

  • IntelliTrace: O IntelliTrace é um coletor que permite o rastreamento do caminho percorrido no código quando ocorre um problema. Utilizando o Log criado pelo IntelliTrace o desenvolvedor pode realizar um Debug mais rico com diversas informações adicionais. O IntelliTrace somente está disponível na versão Ultimate do Visual Studio 2010. Para mais informações: http://msdn.microsoft.com/en-us/library/dd264915.aspx

Eu recomendo habilitar este coletor apenas se sua empresa utiliza o Visual Studio 2010 Ultimate e tem interesse em reproduzir Bugs extremamente complexos.
  • Network Emulation: O Network Emulation deve ser utilizado quando se deseja simular testes em redes mais lentas. Um exemplo de utilização é o teste de uma página Web para Mobile, neste cenário seria interessante testar o tempo de resposta em redes de 100 Mbs, 3G, 3G+ etc.

Eu recomendo habilitar o Network Emulation somente se for necessário.
  • System Information: Este coletor permite que informações da máquina onde os testes serão executados sejam extraídas, por exemplo utilização de CPU e memória no momento de um BUG. Eu recomendo que este coletor sempre fique habilitado.

  • Test Impact: Este coletor reúne informações relacionando um teste executado e um Build. Dessa forma é possível verificar, baseado em um novo Build, que testes precisam ser reexecutados. Recomendo ativar este coletor apenas se no seu ambiente existe um Build Controller e Build Agents configurados.

  • Video Recorder: Este coletor grava um filme da execução do Teste. Clicando no botão "Configure" a seguinte tela é exibida:


Recomendo habilitar este coletor, mas não habilitar a opção "Save video recording if test case passes". A questão é que se a cada execução de testes for salvo um video, a base de dados do TFS crescerá muito. 

Este é um coletor que os desenvolvedores adoram! rs... Então vale a pena mesmo ativá-lo.

Na guia Summary é possível verificar um resumo da Configuração, clique em "Finish" para finalizar a configuração.



Configuração para Teste Automatizado:

O que muda da configuração de teste Manual para Automatizado é a opção What type of test do you want run? Agora vamos selecionar "Automated".


Quando selecionamos a opção "Automated" a guia "Advanced" é exibida. Esta guia permite a configuração de informações avançada de teste.

Clicando na sub-guia "Advanced > Deployment" é possível configurar arquivos e pastas que serão utilizados pelo processo de Deployment do teste. Para mais informações: http://msdn.microsoft.com/en-us/library/ms182475.aspx


Clicando na sub-guia "Advanced > Scripts" é possível configurar um Script de Setup e um Script de Cleanup. Isso é interessante quando é necessário adicionar informações a determinada base de dados antes do início da execução dos testes.


Clicando na sub-guia "Advanced > Hosts" é possível configurar o tipo de host onde os testes serão executados.


Clicando na sub-guia "Advanced > Timeouts" é possível configurar os timeouts de um teste específico e de um Test Run (conjunto de execução de testes).


Clicando na sub-guia "Advanced > Add-ins" é possível configurar informações adicionais para tipos de teste específicos. Existe a opção de configurações para Unit Test e Web Test.


E por fim, clicando na aba "Summary" é possível visualizar um resumo da configuração. Encerre a configuração clicando em "Finish".

Para mais informações sobre como relacionar uma Configuração de Teste a um Plano de Teste: Tutorial - Configurando um Plano de Teste

Abraços!

Procurando uma empresa para lhe ajudar a migrar seus aplicativos para nuvem? Acesse: https://www.saguitech.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[Tutorial] - Automatizando Testes com SAP e Visual Studio

[Tutorial] Executando Code Metrics com Visual Studio

[Tutorial] Automatizando testes com o Visual Studio Manualmente