[Tutorial] Configurando um Ambiente Físico com o Test Manager 2010

Oi Pessoal,

neste tutorial vou apresentar como configurar um ambiente físico para que pode ser utilizado para testes automatizados com o Microsoft Test Manager 2010.

Um ambiente físico é um tipo de configuração que permite a utilização de máquinas físicas (não Virtual Machines) para a execução de testes no Microsoft Test Manager.

Para acessar as configurações de ambientes é necessário acessar o "Lab Center" e seguida clicar no menu "Lab".


Como vocês podem percebem na imagem, existem algumas opções que estão desabilitadas. Estas opções estão relacionadas a utilização do "Visual Studio Lab Management" que no meu caso não está habilitado com o Team Foundation Server.

Para mais informações sobre o Visual Studio Lab Management acesse: http://msdn.microsoft.com/pt-br/vstudio/ee712698.aspx

Continuando com o nosso Tutorial. Para a criação de um novo ambiente físico é necessário clicar em "New > New physical environment".



Na guia Name and location é necessário preencher os campos:

  • Name: É o nome do ambiente. Tente utilizar um nome fácil para que no momento de vincular o ambiente a um Plano de Teste não seja difícil identificá-lo.
  • Description: Campo de preenchimento livre.
  • Select the location: É necessário selecionar o Test Controller vinculado com Team Foundation Server. O Test Controller é um serviço que controla os Test Agents. Test Agents são agentes executados em determinadas máquinas para permitir a execução remota de testes. Os Test Agents permitem a execução de maneira iterativa ou como serviço. Para mais informações acesse este tutorialPreparando um Ambiente de Testes físico com Test Controller e Test Agent
Na guia Machines é necessário selecionar os Test Agents que serão utilizados:



No quadro "Avaliable machines", será exibida uma lista com o Test Agents conectados no momento ao Test Controller. Clique em "Add to environment" para adicionar um Test Agent.

Além disso, é possível editar a função do Test Agent clicando no botão "Edit Role". Por padrão existem as seguintes funções (Roles):


  • Desktop Client (Esta está selecionada por padrão).
  • Database Server
  • Server
  • Web Client
  • Web Server


Na guia Machine Properties é possível adicionar Tags ao ambiente.


As tags são interessante para o momento em que é necessário executar testes automatizados relacionados ao Build. Durante a execução do Build, é necessário que alguns pré-requisitos estejam disponíveis, como por exemplo uma referência a um Software de Parceiro, dessa forma, adicionando tags, o Test Controller pode selecionar corretamente qual ambiente possui as informações esperadas automaticamente. Mais informações: http://msdn.microsoft.com/en-us/library/ee390842.aspx

E por fim, na guia Summary revise as informações do ambiente e clique em "Finish".


E é isso, neste post você pode ver como adicionar um Ambiente a um Plano de Testes: Tutorial - Configurando um Plano de Teste

Abraços!

Procurando uma empresa para lhe ajudar a migrar seus aplicativos para nuvem? Acesse: https://www.saguitech.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[Tutorial] Executando Code Metrics com Visual Studio

[Tutorial] - Automatizando Testes com SAP e Visual Studio

[Tutorial] Automatizando testes com o Visual Studio Manualmente